Nome verdadeiro: Adam Joseph Copeland
Data de Nascimento: 30 de Outubro de 1973
onde nasceu:Orangeville, Ontario
Altura: 1,95 m
Peso: 114 Kg
Finishing moves:
· Spear
· Edgecution (Lifting DDT)
· Con-Chair-To (Sandwich chairshot)
· Edge-O-Matic (Sitout rear mat slam into a seated pin)
· Winning Edge (Half nelson bulldog)
· Crossbody
· Diving spear
· Electric chair bomb
· Flapjack
· Missile dropkick
· Spinning heel-kick
- PWI o Colocou em 4# dos 500 melhores wrestlers do ano de 2009.
- 4x Campeão da WWE
- 5x Campeão Mundial dos Pesos Pesados ' maior vencedor junto com triple h
- 1x Campeão dos Estados Unidos (WCW)
- 5x Campeão Intercontinental (WWF/E)
- 12x Campeão Mundial de Tag Team (WWF/E) (Maior vencedor)
- 7x com Christian
- 2x com Chris Benoit
- 1x com Hulk Hogan
- 1x com Randy Orton
- 1x com Chris Jericho
- 2x Campeão de Tag Team da WWE
- 1x com Rey Mysterio
- 1x com Chris Jericho
- Vencedor do King of the Ring (2001)
- Vencedor do Mr. Money in the Bank (2005)
- 14º Triple Crown Championship
- Vencedor do Royal Rumble (2010)
1998-99
Copeland começou a sua carreira na WWF como Edge, uma personagem estranha que entrava na arena pelo publico para os seus combates. No seu primeiro PPV pela companhia, SummerSlam ’98, foi o tag team partner mistério de Sable contra Jacqueline e Marc Mero.
Edge foi depois posto numa feud contra o “vampiro” Gangrel. Durante a feud, Gangrel apresentou Christian, “irmão” de Edge, como seu aliado. Depois, Gangrel e Christian convenceram Edge a juntar-se a eles, e formaram então uma faction conhecida como “The Brood”. Mais tarde, esta faction juntou-se aos Ministry of Darkness, do Undertaker.
Em Maio de 1999, os “The Brood” separaram-se dos Ministry, depois de Christian ser atacado por Ken Shamrock. O Undertaker optou por castigar Christian, mas Edge e Gangrel estavam ao lado dele e viraram-se contra o Undertaker. Depois de uma feud curta com os Ministry of Darkness, eles começaram uma feud com os Hardy Boyz. No entanto, Gangrel traiu Edge e Christian e juntou-se aos seus inimigos, os Hardyz para formar os New Brood. Mesmo depois de os New Brood se terem separado, Edge e Christian continuaram a feud com os Hardy Boyz. As duas teams lutaram num Tag Team Ladder Match no No Mercy de 1999, mas Edge e Christian perderam.
2000
Na Wrestlemania 2000, Edge e Christian derrotaram os Hardyz e os Dudley Boyz para venceram os seus primeiros WWF Tag Team Titles num Triangle Ladder Match, que foi baptizado de TLC match (ainda foi considerado um Ladder match). Depois desta vitoria, Edge e Christian encontraram sucesso como um dueto heel, ganhando os WWF Tag Team Titles mais 7 vezes! Também competiram nos primeiros 3 TLC matches, ganhando os primeiros 2, frente aos Hardyz e aos Dudleyz, no SummerSlam de 2000 e na Wrestlemania X-7. Aqui fica um vídeo com os resumos dos TLC Matches da Wrestlemania 16 e 17. Aconselhadíssimo.
2001-2002
Copeland solidificava-se como single wrestler vencendo o King of the Ring de 2001. Christian virou-se contra Edge pouco tempo depois e os dois feudaram pelo Intercontinental title, que Christian ganhou, mas que Edge também venceu logo a seguir. Edge perdeu o titulo para Test e pouco depois, venceu o WCW United States Title de Kurt Angle. Edge venceu Test no Survivor Series de 2001 para unificar o IC title com o WCW US Title.
Edge teve uma feud com William Regal, depois de este ter vencido o seu IC Title. Quando a Wrestlemania X8 chegou, Edge encontrou-se num combate contra Booker T. Depois desta feud com Booker, Edge foi escolhido para ir para a SmackDown, no primeiro Draft. Na sua chegada, teve uma feud com Kurt Angle, que culminou com Edge rapar o cabelo a Kurt num Hair vs Hair match. Quando Rey Mysterio fez a sua estreia, fez parceria com Edge para vencerem o WWE Tag Team Title. Os dois eram chamados o “futuro da SmackDown!”.
2003-2004
Em Fevereiro de 2003, Edge sofreu uma lesão no pescoço e ficou de fora quase um ano. Estava programado o seu regresso em Fevereiro de 2004, mas partiu uma mão perto do seu regresso. Foi posto na RAW depois da Wrestlemania XX e regressou ao ring pouco depois. Em 19 de Abril de 2004, ele e Chris Benoit venceram o World Tag Team Championship. Em Julho, Edge derrotou Randy Orton para acabar com o reino de 7 meses de Orton com o Intercontinental Title. Com o titulo à cintura, virou heel por usar tacticas ilegais e feudou com o face Chris Jericho. Depois uma lesão num show não-televisivo, o General Manager Eric Bischoff tirou-lhe o IC Title.
Quando Edge regressou, a sua personagem era um heel com uma obsessão pelo World Heavyweight Title. Ele, Benoit e Shawn Michaels receberam uma chance de serem votados pelos fans para lutarem pelo WH Title com Triple H no Taboo Tuesday. No entanto, Shawn ganhou a oportunidade. Os dois outros wrestlers, tiveram uma Tag Team title shot. Durante o combate, Edge abandonou o parceiro Benoit (por incrivel que pareça, Benoit ganhou os titulos sozinho) e, em vez disso, interferiu no Main Event, custando a vitória a HBK. Edge abandonou Benoit outra vez, fazendo com que perdessem os titulos. Edge então juntou-se à Team Triple H no Survivor Series de 2004, enquanto Benoit juntou-se à Team Orton. Mais tarde, Triple H teve de defender o titulo frente a Edge e Benoit, num Triple Threat. Durante o combate, Benoit prendeu o Crossface, enquanto Edge virou-se e pos os ombros de Benoit no tapete. O combate acabou quando Benoit fez Edge desistir ao mesmo tempo que o arbitro contou a “pinfall” por Edge. Como resultado disto, o titulo estava vacant.
2005
Na WrestleMania 21 em 2005, Edge ganhou o Money in the Bank Ladder Match, ganhando o direito de defrontar o campeão da WWE ou o campeão mundial de Pesos-Pesados da WWE em qualquer altura durante os 12 meses seguintes pelo respectivo título. Cobrou essa oportunidade com sucesso no New Year's Revolution 2006 derrotando o então campeão da WWE John Cena. Com esta vitória, tornou-se o 15º Triple Crown Champion na história da WWE (ganhou um título mundial, um título secundário e um título de Tag Team). O seu primeiro reino não duraria muito, pois perderia o título para Cena 21 dias depois no Royal Rumble 2006.
Na edição de 3 de Julho de 2006 da Raw, Edge conquistou pela segunda vez o WWE Championship, após ganhar um Triple Threat Match contra o então campeão Rob Van Dam e John Cena. Perdeu o título para John Cena no Unforgiven 2006, num combate tables, ladders and chairs (TLC).
Na estreia da nova edição da Raw, ele e Randy Orton juntaram forças, e começaram a designar-se como Team Rated-RKO, com o único objectivo de destruir D-Generation X (Triple H & Shawn Michaels). A rivalidade entre as duas equipas teve lugar no pay-per-view da Raw de Novembro, Cyber Sunday 2006, onde Rated-RKO obteve a vitória, graças à ajuda do árbitro especial Eric Bischoff, dando assim a DX a sua primeira derrota desde a sua reunião. A rivalidade entre as duas equipas continou, e, no meio da história, Rated-RKO lutou contra Ric Flair & Rowdy Roddy Piper, onde se viu Edge e Randy Orton tornarem-se World Tag Team Champions. No pay-per-view Survivor Series, Rated-RKO e D-Generation X voltaram a enfrentar-se, e desta vez viu-se DX sair vitorioso.
2007
A tensão entre os 4 homens era enorme, e atingiu o seu ponto culminante quando Edge e Randy Orton atacaram Ric Flair, o amigo de longa de data de DX. A rivalidade culminou no primeiro pay-per-view de 2007, New Year's Revolution, onde D-Generation X completamente aniquilou Rated-RKO, num combate sangrento, que acabou depois de Triple H se ter lesionado(voltando agora no summerslam). Rated-RKO proclamou-se vitoriosa, depois da lesão de Triple H. Foi sabido que Shawn Michaels, o membro restante de DX, iria competir com Rated-RKO numa Handicap Match, onde Edge e Randy Orton asseguraram que iriam acabar com D-Generation X de uma vez por todas. O combate, porém, não correu de acordo com os planos dos dois, e Shawn Michaels conseguiu vingar-se, usando a marreta do seu parceiro para destruir Rated-RKO. Edge conseguiu fugir e abandonou o seu parceiro, Randy Orton, que acabou por sofrer um Con-chair-to.
Na semana seguinte, Edge e Shawn Michaels encontraram-se ainda numa Street Fight, cujo Edge venceu, após interferência de Randy Orton. Este acabou também por trair Edge, jogando-o por cima da corda superior. Sinais de que Rated-RKO estaria a chegar ao fim, inclusive no pay-per-view Royal Rumble, onde se pensou que Edge atacaria Randy Orton e vice-versa.
Os dois acabaram por perder o World Tag Team Championship para a inesperada equipa de Shawn Michaels e John Cena.Edge perderia um triple threat match, com o objectivo de determinar o nº 1 contender ao WWE championship, que foi ganho por Shawn Michaels, o parceiro de John Cena. Edge e Randy Orton atacaram então John Cena após um combate, que foi salvo por Shawn Michaels.
Edge e Randy Orton qualificaram-se para a Money in the Bank ladder match, depois de ambos provarem que mereciam o lugar. Rated-RKO perdeu a desforra pelo World Tag Team Championship após Edge ter abandonado Randy Orton durante o combate. Recentemente, a equipa separou-se depois de Edge ter desqualificado Randy Orton num combate entre ele e Jeff Hardy, atacando Hardy com uma escada. Ele fugiu e viu Orton ser atacado com a escada por Jeff Hardy. A tensão entre os dois está cada vez maior. Na edição do dia 7 de Maio de 2007 de Monday Night Raw, Edge derrotou Mr.Kennedy pelo contrato Money in The Bank, tornando-se Mr. Money in The Bank pela segunda vez. Ele iria cobrar a sua oportunidade no programa Friday Night SmackDown, onde Edge derrotou The Undertaker após 2 Spears, similar à maneira que derrotou John Cena pelo Título da WWE. Edge tornou-se Campeão Mundial e teve de defender o seu título contra Batista, saindo sempre campeão dos combates que fez contra este.Agora, infelizmente, contraiu uma lesão grave pondo-o de fora do GAB e da competição durante 4 meses. Devido a isto, teve de render o titulo e foi realizado uma battle royal de 20 homens que acabou com a vitoria do novo world heavyweight champion the great khali.
2008
No WrestleMania 24, Edge perde o título para The Undertaker, depois de sofrer o Gogoplata. Ele tenta recuperá-lo no Backlash, mas perde sofrendo o mesmo golpe. Então, Edge e Vickie Guerrero, sua namorada (kayfabe) e General Manager da SmackDown, fazem seguidos combates entre Taker e Edge e Taker e Batista valendo o título.
Na SmackDown de 2 de maio de 2008, Vickie Guerrero deixa o título vago, pois ela achou que o Gogoplata era um golpe muito perigoso para ser usado nos ringues. No Judgment Day, Edge e Undertaker lutaram pelo título. Taker ganhou por contagem, mas Vickie Guerrero apareceu e disse que o título não podia ser conquistado por contagem.
Então, Edge e Taker se encontraram de novo no One Night Stand, numa luta Tables, Ladders & Chairs, valendo a carreira de Undertaker. Edge vence após intervenções de Curt Hawkins e Zack Ryder, Chavo Guerrero e Bam Neely.
Ele defendeu o título contra Batista no Night of Champions, e ganhou usando Chavo Guerrero como juiz especial, já que o juiz original tinha sido nocauteado.
Na RAW de 30 de junho, Edge aparece dizendo que o programa nunca iria ter um campeão mundial. Então ele é atacado por Batista e CM Punk, este último usando o direito de Money in the Bank, que ele ganhou na WrestleMania. Edge perde a luta depois de um GTS.
Então, Vickie Guerrero faz uma luta entre Edge e Triple H no The Great American Bash valendo o WWE Championship. Na SmackDown de 18 de julho, a anterior ao The Great American Bash, era o casamento dele e de Vickie. Então, Triple H aparece mostrando um vídeo em que Edge está beijando a assistente de Vickie.
No The Great American Bash, Edge perde para Triple H, depois de um Pedigree, em que ele estava distraído com as entradas de Vickie Guerrero e a sua assistente dentro do ringue brigando. Na SmackDown de 25 de julho, ele pede para Vickie voltar com ele e ela anuncia para todos que tinha recolocado The Undertaker e que eles dois iriam lutar no SummerSlam em um combate Hell in a Cell, onde Edge perdeu depois de um Tombstone Piledriver.
Após três meses afastado do wrestling por Undertaker, Edge retorna no Survivor Séries, interferindo na luta pelo WWE Championship entre Triple H e Vladimir Kozlov, que era para ser uma Triple Threat Match. Edge assume o lugar que era para ser de Jeff Hardy e, mesmo com a interferência do mesmo, aplica um spear em Triple H e se consagra mais uma vez WWE Champion.
2009
Recuperou o título no Royal Rumble depois de Matt Hardy trair Jeff e atacando seu irmão com uma cadeira.
No No Way Out (2009), perdeu o WWE Championship na Elimination Chamber para Triple H, após ser eliminado por Jeff Hardy (em menos de 3 minutos). Mas horas depois, após atacar Kofi Kingston e tomar seu lugar na Elimination Chamber pelo World Heavyweight Championship, conquistou o título após eliminar por último, com um spear, Rey Mysterio
Ele deixou John Cena furioso. Os dois lutaram em uma Raw pelo título, onde Edge venceu depois de The Big Show o ajudar. Em uma noite da SmackDown, Vickie Guerrero anunciou que Edge lutaria contra The Big Show na WrestleMania XXV pelo World Heavyweight Championship. Mas quando os dois foram assinar o contrato John Cena apareceu e os atacou, ameaçando Vickie. Na Raw seguinte, Vickie colocou Cena na luta, transformando-a em uma triple treath match. Cena mostrou um vídeo onde Vickie traía Edge com Big Show. A relação entre os três ficou desestabilizada. Na WrestleMania, Edge perdeu seu título para Cena numa luta que envolvia também Big Show. No Backlash, Edge reconquistou o título após uma interferencia de Big Show numa luta Last Man Standing match. Depois de ganhar o World Heavyweight Championship de John Cena no PPV Backlash, Edge defendeu o seu título no PPV Extreme Rules contra o Charismatic Enigma Jeff Hardy em uma Ladder Match acabando por perder o seu título.
No The Bash se tornou WWE Unified Tag Team Champion junto com Chris Jericho após Theodore Long adicioná-los a luta entre Carlito e Primo e os membros do Legacy, Cody Rhodes e Ted DiBiase. O The Rated R Superstar recentemente lesionou-se em um house show da SmackDown realizado em San Diego, numa luta com Jeff Hardy. A causa desta sua lesão no tendão de aquiles, Edge não regressará antes de 4 meses. O superstar com mais World Heavyweight Championships fica impossibilitado dos ringues.
Retorno (2010)
No Royal Rumble em 31 de janeiro de 2010, Edge retornou de sua lesão na Royal Rumble match como o 29° participante. Ele venceu a luta pela primeira vez em sua carreira, eliminando por último John Cena, ganhando uma luta por título no WrestleMania XXVI.[26] Edge irá lutar contra Chris Jericho na Wrestlemania 26.
videos de edge
Edgecution
Edgecator
bom valeu á todos é comentem sobre á bio valeu.
1 comentários:
Edge ja foi campeão junto com rey mysterio... que LOL... muito boa a bio, bem completa!
Postar um comentário